O blog tem por finalidade estudar o controle de constitucionalidade a partir dos julgados dos Tribunais superiores, que foram ou podem ser alvo de questões presentes nos concursos públicos de todo o país. O foco, portanto, é auxiliar os candidatos a concurso público e os estudantes de Direito a compreenderem o controle de constitucionalidade no Brasil.

Acompanhe o feed e o RSS deste blog clicando abaixo

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TRF 5 e DPE - Análise de questões de concurso público

+A +/- -A
Responda, abaixo, algumas questões de concursos, cujos gabaritos serão expostos e fundamentados logo em seguida.


1. (TRF 5/Magistratura/2011) Considerando a doutrina e a jurisprudência do STF, assinale a opção correta acerca do controle de constitucionalidade no sistema jurídico brasileiro.
A) Não se admite a concessão de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em razão da natureza e da finalidade desse tipo de ação.
B) A arguição de descumprimento de preceito fundamental constitui instrumento adequado a viabilizar revisão ou cancelamento de súmula vinculante.
C) O controle prévio ou preventivo de constitucionalidade não pode ocorrer pela via jurisdicional, uma vez que ao Poder Judiciário foi reservado o controle posterior ou repressivo, realizado tanto de forma difusa quanto de forma concentrada.
D) Nenhum órgão fracionário de tribunal dispõe de competência para declarar a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos emanados do poder público, visto tratar-se de prerrogativa jurisdicional atribuída, exclusivamente, ao plenário dos tribunais ou ao órgão especial, onde houver.
E) A revogação de lei ou ato normativo objeto de ação direta de inconstitucionalidade não implica perda de objeto da ação.

2. (DPE/Defensor Público/2011/Modificada) Julgue as assertivas abaixo.
A - (   ) Em caso de omissão legislativa, cabe ao STF, em sede de mandado de injunção, proferir sentença de perfil aditivo a fim de criar regulação provisória pelo próprio Poder Judiciário.
B - (   ) É cabível a impetração de mandado de injunção para conhecer as razões de foro íntimo que levem o juiz a declarar-se suspeito para julgar a causa.
C- (   ) Não é cabível a impetração de mandado de segurança por parlamentar cujo objetivo seja o controle incidental de constitucionalidade relacionado à válida elaboração das proposições normativas em curso na respectiva casa legislativa.

3. No que se refere ao controle incidental de constitucionalidade, à ação direta de inconstitucionalidade (genérica e por omissão), à ação declaratória de constitucionalidade e à arguição de descumprimento de preceito fundamental, assinale a opção correta. 
A) Uma vez admitida, pelo STF, a ação declaratória de constitucionalidade, a autoridade responsável pela criação da lei ou do ato normativo e o advogado-geral da União deverão ser citados para se pronunciarem sobre o objeto da ação.
B) A ação direta de inconstitucionalidade por omissão tem como objeto omissão administrativa que afete a efetividade da CF ou omissão legislativa de órgãos legislativos federais, mas não estaduais, em face da CF.
C) Cabe arguição de descumprimento de preceito fundamental contra lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluindo-se os anteriores à CF; nesse sentido, pode-se dizer que tal arguição é cabível mesmo contra leis préconstitucionais.
D) No controle incidental ou concreto, a questão de constitucionalidade somente pode ser suscitada pelas partes da relação processual.
E) Podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade, além de leis de todas as formas e conteúdos, decretos legislativos, decretos autônomos e decretos editados com força de lei pelo Poder Executivo, resoluções do Tribunal Superior Eleitoral e medidas provisórias, mas não resoluções ou deliberações administrativas de tribunais, que não são consideradas atos normativos primários.

Gabarito:

1.  A assertiva correta é a letra "D". A Constituição Federal, no art. 97, prescreve a "cláusula de reserva de plenário". Trata-se de regra do full bench, pois, a Câmara ou a Turma, quando suscitada a inconstitucionalidade de uma lei, não pode deicidir sozinha - não representa a maioria absoluta do Tribunal -, devendo remete os autos para o Pleno ou Órgão Especial para análise da matéria.


2. 
A - VERDADEIRO: Sobre o tema, favor conferir o o artigo específico publicado nesste blog.
B - FALSO: Sobre o tema, favor conferir o o artigo específico publicado nesste blog.
C - FALSO: "O parlamentar tem legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados no processo de aprovação de leis e emendas constitucionais que não se compatibilizam com o processo legislativo constitucional. Legitimidade ativa do parlamentar, apenas." (MS 24642, Relator(a):  Min. CARLOS VELLOSO, Tribunal Pleno, julgado em 18/02/2004)


3. A assertiva correta é a letra "C" . Trata-se assertiva fundamentada na previsão contida no art. 1º, parágrafo único, inciso I, da Lei nº 9.882/99, ao prescrever que a ADPF é cabível quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.



Dúvida sobre alguma questão?
Pergunte abaixo.

Deseja aprofundar o estudo dos temas apresentados???
Todos os temas citados acima foram abordados AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...